domingo, 17 de fevereiro de 2013

O que significa Velho Testamento e Novo Testamento?


Por André Sanchez
Como você já deve ter percebido, a Bíblia como a conhecemos hoje, é divida em dois grandes grupos de livros: O Velho e o Novo Testamento. Para compreendermos o significado desses nomes, precisamos saber que a palavra “Testamento” quando utilizada para designar esses dois grupos de livros, significa “aliança” (pacto, contrato, concerto).
O Velho Testamento descreve principalmente a aliança de Deus com o povo de Israel. Deus fez um pacto com esse povo, e esse pacto e todos os seus pormenores estão descritos em todo o Velho Testamento. Nele também vemos a indicação de Deus de um pacto ainda maior que alcançaria todas as nações através do Messias (Veja aqui o que significa Messias).
O Velho Testamento é constituído por 39 livros (vai de Gênesis a Malaquias)
O Novo Testamento é inaugurado com a vinda do Messias, Jesus Cristo. Nessa nova aliança vemos Cristo dando Sua vida para a salvação dos que crêem (tanto os do povo de Israel quanto as pessoas de outras nações) e inaugurando a igreja, que foi depois continuada pelos apóstolos. Vemos ainda no Novo Testamento a indicação clara da segunda vinda de Jesus Cristo para selar plenamente a “aliança”. Isso se dará através do fim dos tempos, do juízo final.
O Novo Testamento é constituído por 27 livros (vai de Mateus a Apocalipse)
Dentro dos dois Testamentos temos algumas subdivisões importantes. (veja imagem abaixo):

Divisão dos livros do Velho Testamentovelho testamento, divisão dos livros

Divisão dos livros do Novo Testamentonovo testamento, divisão dos livros

Nenhum comentário:

Postar um comentário