domingo, 2 de dezembro de 2012

O nascer para cristo


Certa vez durante as suas peregrinações  Jesus foi abordado pelos discípulos de João Batista que  lhe perguntaram porque eles e os fariseus jejuavam e os seus discípulos não.(MT 9:14) Jesus respondeu e no meio da resposta contou uma parábola: Ninguém põe remendo de pano novo em vestido velho; porque semelhante remendo tira parte do vestido, e faz-se maior a rotura. Nem se deita vinho novo em odres velhos; do contrário se rebentam, derrama-se o vinho, e os odres se perdem; mas deita-se vinho novo em odres novos, e assim ambos se conservam.(MT 9:16-17)
Nesta parábola Jesus quis dizer que devemos esquecer os velhos costumes para vivermos o novo, por exemplo:
Eu tenho uma camisa  bonita azul que gosto muito de usar são que ela fico velha e desbotada e tem um rasgo nela, para não se desfazer da blusa vou numa loja de tecido e compro o mesmo tecido da minha camisa corto um pedaço e faço um remendo, olhando a camisa com o remendo percebo que ficou ridícula, uma camisa velha com um remendo de tecido novo.Com o vinho acontece  a mesma coisa, na época de Jesus os judeus fazian odres de couro de cabra e colocava o vinho novo no odre novo e os dois se conservavam, jamais se colocava vinho novo em odres  velho porque quando o vinho começa se a fermentar estoraria  o couro do odre e os dois se perdiam.
Nessa  parábola o ser humano é a camisa e odre velho e o tecido e o vinho novo e a GRAÇA de Deus.Com tudo isso Jesus se refere a resistência que as pessoas tinha na época e hoje também de aceitar o novo sem se desligar dos velhos pactos e velhas religiões , que para aceitar cristo de todo o coração você tem que nascer de novo e livra-se definitivamente dos velhos  conceitos e tradições religiosas como podemos analisar e no livro de João Em verdade, em verdade te digo que se alguém não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus.(JO 3:3).
Se você tentar  adequar sua vida nova com á vida e costumes antigos não vai dar certo ambas vão se perder.Contudo o próprio Deus vira para nos dar vida nova e remendar a nossa roupa e encher nossos odres de vinho novo como o profeta Ezequiel  profetizou: Também vos darei um coração novo, e porei dentro de vós um espírito novo; e tirarei da vossa carne o coração de pedra, e vos darei um coração de carne. Ainda porei dentro de vós o meu Espírito, e farei que andeis nos meus estatutos, e guardeis as minhas ordenanças, e as observeis. E habitareis na terra que eu dei a vossos pais, e vós sereis o meu povo, e eu serei o vosso Deus.(EZ 36:26-28).

Edmar Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário